Fotografia Documental de Família Rio de Janeiro, RJ

A Família da Maya (e do Bento): Casa é Luz


"All that comes, comes before us 

All that lies unknown ahead 

Stop awhile, look around us 

Soon enough, time will get us again"* 


Há tempos eu sonho contar essa história e começar assim:

“Era uma vez uma menina que morava numa escola de fotografia”.

Era 2018 quando os fotógrafos Priscilla e Thiago tiveram sua primeira filha, Maya, e criaram a Nossa Escola de Fotografia. Para cuidar das duas “pequenas”, a escola, que é uma simpática casinha de vila pertinho das ondas do Arpoador, virou também a casa deles. 

Maya ia crescendo em meio a afeto, cliques e estudantes, ora os pais se revezando entre ela, as turmas e os afazeres, ora ela fazendo alegres aparições nas aulas, exigindo e roubando merecidamente a atenção em meio à rotina. E a Nossa Escola, por sua vez, foi ficando ainda mais “Nossa”.

Soube dessa história bem no início e desde sempre era grande o desejo de contá-la. O dia chegou e foram quase 30 horas que passei convivendo com eles: dois cafés da manhã, algumas trocas de fralda, uma noite, uma aula, muitas brincadeiras. O que eu não imaginava é que o que eu estava registrando em breve viraria apenas memória: durante as fotos, Maya “me contou” da chegada de mais um irmãozinho, Bento vinha aí. Família e escola estavam crescendo e logo se separariam fisicamente, unidas para sempre pelo propósito da Pri e do Thiago de deixar um legado de amor no mundo, seja pelos filhos, seja pelo trabalho.

E eu morro de alegria de saber que esta história será contada muitas vezes e revivida com a ajuda das imagens que fiz! Por isso que eu amo fotografar as famílias exatamente como elas são naquele pequeno pedaço de tempo em que cruzamos nossos caminhos.


*trecho da música On Our Way, de Frances England, que embala o vídeo abaixo. Só clicar no play.